PERGUNTAS

AuraVox realiza análises com software especializado para conhecer em pormenor o ambiente que será sonorizado.

 

Os problemas mais comuns identificados em igrejas são:

Microfonia

A microfonia é um retorno acústico que ocorre entre uma caixa de som e um microfone que esteja em uso. Quantos mais microfones abertos, maior a chance de haver microfonia. Uma solução para este problema é instalar um equipamento de controle automático de microfonia no sistema de áudio. O projeto de áudio AuraVox ajuda a prevenir este problema.

Eco e reverberação

Em uma igreja pode ocorrer eco em razão da forma e dos materiais utilizados nas paredes, no piso e no teto. O eco é um dos fatores que mais incomoda quem escuta. Muitas pessoas deixam de estar atentas justamente para “desligarem-se” do incômodo causado pelo eco. AuraVox desenvolve projetos específicos que possibilitam ganhar em inteligibilidade mesmo nos ambientes em que o problema do eco é mais grave.

Má utilização do microfone pelos leitores

O mal uso do microfone ocorre com muita frequência. Os leitores não são escutados pela audiência, em especial nas leituras feitas a partir do ambão. Como é muito difícil treinar todos os leitores a utilizarem bem os microfones é importante contar com microfones tipo “a condensador”, que proporcionam alcance maior e solucionam em parte esta questão. São microfones de linha balanceada e de 60 watts; não requerem pilhas para funcionar pois a energia necessária para o seu funcionamento é provida diretamente pelas centrais AuraVox.

Todo mundo mexe nos ajustes da central

Para evitar modificação acidental ou proposital do ajuste considerado ótimo, AuraVox pode instalar a central em um armário que pode ser fechado com chave.

O som não é uniforme na igreja toda

Este problema é comum em igrejas compridas e que contam com arquitetura que inclui colunas na nave, capelas laterais e paredes chanfradas. Para resolver o problema, AuraVox desenvolveu um equipamento especial que é adaptado a cada caso. Trata-se da mesa AuraLuxo, que destina a cada área da igreja (nave frente, meio e fundo, presbitério, capelas, coro, entrada, pátio) um volume de som adequado.

A solução “caixa de som única” ou “caixa de som instalada em apenas um dos lados”

Uma solução possível para sonorização de igrejas é a utilização de caixa única de som. Embora AuraVox também possa implementar soluções desse tipo, ainda continuamos a recomendar a colocação simétrica de caixas de som para evitar a ligeira confusão que o ouvinte pode sentir ao não conseguir combinar a pessoa que fala com a fonte do som. Em todo caso, sonorizar um ambiente com caixas de som em apenas um dos lados pode trazer desconforto ao ouvinte já que as palavras chegam por apenas um lado, prejudicando a audição natural que combina sons em ambos os ouvidos.